Pensei muito antes de decidir pela publicação deste depoimento. Talvez pela exposição. Mas entendi que vale a pena. É por uma boa causa.
O meu trabalho é divulgar e conscientizar a importância da utilização das novas tecnologias na educação e como estas novas tecnologias podem favorecer o processo educacional.
Precisamos entender que a educação vai além do ambiente escolar, onde estão nossos alunos. Ela tem que contribuir para melhorar a vida das nossas crianças. E cuidar bem das mães dessas crianças, adolescentes e jovens com certeza contribui para que cresçam e desenvolvam com este apoio fundamental: a figura materna.
Dessa forma, resolvi usar meu blog para publicar este depoimento. Creio que poderá ser esclarecedor e ajudar outras mulheres a se prevenirem. Minha intenção ao publicar este depoimento é alertar as mulheres, principalmente as que já completaram 40 anos, da importância dos exames preventivos.
Como todos os anos, o ano de 2010 não foi diferente. Logo que começaram as minhas férias marquei consulta com meu ginecologista.
Para minha surpresa, durante a consulta meu médico percebeu um nódulo na minha mama direita. Me assustei! Porém ele disse que deveria fazer a mamografia para verificar o que estava ocorrendo. Passados alguns dias veio o resultado. Havia constatado o nódulo e necessidade de prosseguir com os exames.
Meu ginecologista me encaminhou para um mastologista.
Fiquei muito confusa e apreensiva. Até alguns dias atrás estava tudo bem. E agora? Confesso que tive medo. Mas sabia da necessidade de encarar a situação.
Na primeira consulta o mastologista solicitou uma ultrassonografia. Ele me disse que um nódulo pode ser maligno ou benigno. Neste momento me agarrei a chance que ele fosse benigno. Meu cérebro funciona assim: sempre penso nas melhores possibilidades. Já me disseram que sou otimista demais. Mas este é meu jeito de ser. Não consigo ser diferente. Confesso que às vezes fico depressiva. Mas isso é raro. Na maioria das vezes sonho e faço planos. Afinal ninguém sabe o que vai acontecer amanhã e sabemos que os sonhos movem nossa vida.
É lógico que temos que ter “pé no chão”. Precisamos lembrar que o certo é apenas o presente. O hoje, o agora. O presente é o “Presente de Deus para nós”.
Saí da primeira consulta com o mastologista e tratei de providenciar a ultrassonografia. Retornei algum tempo depois com o resultado. A ultrassonografia sugeria a continuidade dos exames. Em seguida passei por um novo exame: Core Biopsy. O exame consiste em retirar um fragmento do nódulo para exame no laboratório. Às vezes não acreditava que estava vivendo toda aquela situação. Tinha impressão de estar sonhando. Neste caso estava tendo um pesadelo. Mas lembro bem que meu médico mastologista me disse. “Você deve encarar como uma chance que a vida está lhe dando”. Ele estava certo. Porém é difícil para quem, há alguns dias atrás achava que estava tudo bem.
Saí do consultório e fui até a Igreja. Lá no Santíssimo entreguei toda a situação nas mãos do nosso Pai Celeste. Pedi a Ele que me conduzisse e que me ajudasse a passar por esta situação. Saí dali sem medo. E com muita confiança que tudo se resolveria da melhor maneira possível.
Continuava torcendo para o nódulo fosse benigno. Porém o resultado contrariou minhas expectativas. Era maligno. Após ouvir do meu médico que se tratava de câncer de mama comecei a assimilar todas as informações e pensei que agora era correr para tratar. O tempo faz muita diferença nestes casos. E aí fica um alerta. Não deixem de fazer os exames todos os anos. Um ano a mais pode fazer muita diferença nestes casos.
Neste momento é fundamental o apoio da família. Conversei com meu marido e meus filhos e tentei passar tranqüilidade para eles. Creio que consegui. Mas com minha filha foi um pouco diferente. Ela á mais emotiva e sua reação me comoveu muito. Mas disse a ela que acreditava que tudo daria certo. Esta certeza vem da minha fé em Deus. E também por acreditar na ciência.
De posse do risco cirúrgico marcamos a cirurgia. É preciso muita coragem. Mas acho que as mulheres são corajosas por natureza. Elas são mais emotivas, porém muito corajosas.
A cirurgia aconteceu com tranqüilidade. Correu tudo bem graças a Deus. Afinal é muito bom quando contamos com um médico competente e, principalmente, humano. Peço a Deus que o proteja sempre e dê a ele muita saúde para continuar sua caminhada ajudando as pessoas.
No momento aguardo o resultado da 2ª biópsia para dar prosseguimento ao tratamento. Darei notícias aqui no blog. Com certeza terei boas notícias.
Espero, caras amigas, que tenha ajudado a esclarecer da importância da prevenção. Não deixem de fazer mamografia. É um direito. Está na lei. Precisamos lutar para que a lei seja cumprida e que todas as mulheres tenham acesso a este recurso.