“Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito”. Chico Xavier
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Outubro Rosa
Outubro é o mês de combate e prevenção ao câncer de mama. Abrace esta causa. Previna-se e ajude a na campanha de conscientização.
Foto da campanha “Outubro Rosa”, na praça de palmeiras, Ponte Nova, no sábado, dia 22/10/11.
domingo, 23 de outubro de 2011
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Momento de Reflexão
Vídeo retirado do site: http://www.youtube.com
Primeiro video utilizado no projeto voluntário com pacientes em tratamento quimioterápico. Esta é uma das formas que encontrei para ajudar as pessoas que estão passando pelo mesmo tratamento que passei. Que Deus nos abençoe.
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Meu vídeo preferido
Este vídeo foi feito para o Natal de 2009. Por distração não mencionamos o ano. Interessante é que foi o último natal que ela passou, fisicamente, entre nós. Sendo assim, esta mensagem se estende a todos os natais e anos que vierem.
sábado, 2 de abril de 2011
Homenagem a uma linda mulher...

Em março de 1934, há exatamente 77 anos, nascia uma linda menina, no distrito de Jurumirim-Rio Casca - MG. Não foi por acaso que nasceu no dia em comemora-se o “Dia Internacional da Mulher”, pois sua trajetória seria digna de grande mulher e a faria exemplo de vida para muitas outras pessoas que teriam o privilégio de conviver com ela.
Ela cresceu graciosa e muito feliz junto com sua família. Quem teve a oportunidade de conviver com ela, sabe o quanto era especial.
Na década de 50 ingressou na Escola Normal em Viçosa – MG e posteriormente formou-se professora. Naquela ocasião conheceu aquele que seria seu companheiro e pai de seus sete filhos. Formaram uma linda família na qual tive o privilégio de nascer e ser muito feliz.
Lembro-me da infância em Valadares, dos momentos em que nossa família reunia-se, das brincadeiras, das pescarias e quando nos reuníamos para ouvir nosso pai tocar violão... Apesar das dificuldades, posso afirmar que os momentos felizes foram os que mais marcaram. Foi um tempo de muita felicidade. Éramos felizes e nos amávamos muito. Nosso pai se foi muito cedo, aos 41 anos de idade, e a ela restou a missão de educar os sete filhos.
Durante toda a sua trajetória enfrentou com coragem todos os desafios e jamais deixou de transmitir ternura, paz, amor e compreensão.As dificuldades da vida não tiraram sua serenidade. Foi exemplo de mulher, filha, irmã, mãe, avó, bisavó. Trilhou seu caminho com muita fé em Deus e soube transmitir esta fé a todos os que conviveram com ela.
Cumpriu fielmente sua missão, lutou bravamente contra sua doença e ao final teve o privilégio de encontrar consolo nos braços de Nossa Senhora das Dores que a levou de volta para Deus.
Obrigada Senhor Deus pela mãe maravilhosa que me deste.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
NOVOS TEMPOS: NOVAS TECNOLOGIAS
Estudos comprovam a necessidade da inclusão das novas tecnologias na educação afirmando que o sucesso dessa inclusão está condicionado à forma de utilização. Grégoire, Bracewell & Laferrière (1996) apresentam dados de pesquisas que comprovam os efeitos positivos das novas tecnologias de informação e comunicação na educação. E. Kintsch et al. (1995) também apresenta um estudo de casos de instrução em multimídia bem sucedida reafirmando a necessidade e a urgência da utilização das novas tecnologias na educação. Os educadores não podem continuar utilizando somente as ferramentas de 20, 30 anos atrás. A educação requer um profissional que se atualize, renove conhecimentos e inclua as novas possibilidades existentes em suas atividades, no momento atual, tendo em vista a facilitação do trabalho com os alunos.
Paulo Freire (1984 a, p. 1) afirma em seu artigo inédito publicado na revista BITS em 1984: “Faço questão enorme de ser um homem de meu tempo e não um homem exilado dele”. O autor expressa a necessidade de constantes inovações das pessoas, na procura de atualizações para que não sejam excluídas do mundo.
Assim, o nosso tempo é o presente. Os educadores precisam, no dia a dia, buscar as alternativas que são oferecidas para a facilitação do complexo processo educacional. Serem mais exigentes com o poder público, no que diz respeito à gestão das escolas. Precisamos de gestores competentes e capazes de agir, decidir e interferir quando necessário na condução da política educacional.
No caso específico da Inclusão de Novas Tecnologias na Educação, começamos por um colegiado atuante e que se preocupe de fato com a escola. Ele deve buscar a infra-estrutura necessária para que a escola tenha uma sala de informática adequada, com rede elétrica segura, acesso a Internet, segurança, para dar condições ao educador de trabalhar com seus alunos.
Os educadores não podem ficar alheios às mudanças, tentando ignorar os avanços tecnológicos que passaram a integrar nosso cotidiano. Desde o início do trabalho no NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional, no final da década de 90, em diversas ocasiões, pôde se ouvir de vários educadores que estavam prestes a se aposentar e que não pretendiam tomar conhecimento da informática, “Isto é tarefa para iniciantes”, diziam eles. Pode-se afirmar que, ainda existem muitos educadores com este pensamento, com posicionamentos preocupantes em relação ao conhecimento das tecnologias.
Acredita-se que o profissional tem que atualizar-se sempre. Eles devem integrar o novo em qualquer época de sua vida, favorecendo-o no campo pessoal e profissional, permitindo assim seu desenvolvimento e melhor entendimento de sua realidade.
Considera-se importante integrar as inovações tecnológicas na vida diária, devendo-se também buscar a união deste grande aliado no trabalho do educador. As pessoas do nosso tempo precisam aliar-se as inovações tecnológicas a fim de facilitar, inovar, buscar novas possibilidades de construção do aprendizado. Há de se preocupar com a formação continuada.
Percebe-se, então, que cada vez mais as transformações produzidas pela ciência e tecnologia geram influências no trabalho do profissional, que hoje precisa buscar conhecimentos das ferramentas tecnológicas a serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem
A grande maioria fica apenas na formação inicial, cursos de licenciatura. Consequentemente a falta de preparo dos profissionais da educação afeta toda a estrutura educacional.
Por outro lado temos a questão da falta de valorização profissional. Mas a valorização só ocorrerá quando a maioria dos educadores tiver consciência da importância do seu papel na sociedade. Eles precisam estar mais bem preparados para reivindicar melhores condições de trabalho.
Para buscar melhores condições de trabalhos os educadores precisam ser mais eficientes. Mostrar para a sociedade a importância da educação para seus filhos. O trabalho é bastante desafiador, mas não é impossível. Se for realizado um trabalho de conscientização da comunidade escolar, poder-se-á ter um grande aliado na luta da valorização da educação. Para obter apoio e interferir positivamente na vida dos educandos isto é fundamental. Creio que o caminho seja o de oferecer educação de qualidade aos alunos. Aliar-se à comunidade em que a escola está inserida e não ficar alheia à realidade do contexto educacional.
A partir do momento em que os educadores estão mais preparados eles se fortalecem profissionalmente e têm uma chance maior de alcançar suas reivindicações. A única forma de crescimento profissional é a capacitação constante. A atualização dos estudos. Não se pode parar no tempo.
Sabe-se que as novas tecnologias estão cada vez mais presentes no dia a dia. Os alunos se identificam com as novas formas de comunicação oferecidas atualmente como blog, MSN, e-mail, skype e outras redes sociais. Muitos possuem uma página no Orkut. Muitas vezes eles não possuem computadores em casa, mas buscam o acesso através das Lan houses e até mesmo na casa dos colegas.
A escola pode oferecer este acesso e aproveitar da empolgação dos educandos para orientá-los em sua formação. Ela deve aproveitar esta nova tecnologia como auxilio no processo de aprendizagem, promovendo a interação buscando uma aprendizagem significativa. A formação do sujeito está estritamente relacionada ao ambiente em que ele vive, com as pessoas com as quais se relaciona. A aprendizagem decorre a partir da possibilidade de identificação dos conceitos construídos na escola com a realidade em que o educando está inserido.
Mas para que a inclusão dessas novas tecnologias ocorra de forma a facilitar o processo de ensino e aprendizagem é necessário que o professor tenha pleno conhecimento das possibilidades que elas oferecem e usufrua de forma inovadora destas ferramentas facilitando seu trabalho e despertando no educando o prazer de aprender.
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