quinta-feira, 1 de julho de 2010

A Escola ajudando na prevenção... Precisamos fazer nosso dever de casa.

Estou de volta para dar notícias como havia prometido. Conforme relatei em depoimento anterior, no mês de março deste ano, fui surpreendida com o diagnóstico de câncer de mama. Fui submetida a cirurgias. Foram feitos os exames e os resultados foram muito bons, graças a Deus.
Continuo com o tratamento e, apesar dos efeitos colaterais, estou otimista e muito feliz por ter a oportunidade de me tratar. Agradeço a Deus todos os dias por isto.
Minha fé em Deus e o apoio da minha família e amigos estão sendo meu suporte para este trecho da minha caminhada. O fortalecimento da nossa fé e o cuidado de manter próximos e felizes as pessoas que amamos é preciosidade, dádiva divina.
Ao continuar publicando meu depoimento neste blog tenho a intenção de reforçar a importância da prevenção. E no meu caso, o câncer foi detectado a tempo de ser tratado graças a prevenção.
Creio que precisamos aproveitar todas as oportunidades que nos são dadas,e nós, educadores, temos muitas,de estar com as famílias e precisamos aproveitar estes momentos para dar nosso recado. Que tal reservarem alguns minutos, naquela reunião de Pais e Mestres, para conversar com os pais sobre a importância de fazerem os exames preventivos, para lembrar as pessoas sobre a importância de cuidar da própria saúde. Eles precisam se cuidar. Que tal usar um vídeo esclarecedor? Ou uma apresentação multimídia? Ou até mesmo elaborar um projeto voltado para o assunto? Vocês já pensaram sobre o alcance que a fala de vocês pode ter? Vocês já pensaram que poderiam ajudar muitas pessoas?
Outra sugestão é que façam parceria com as Secretarias de Saúde e busquem profissionais para ministrarem palestras esclarecedoras na escola.
No ano passado tive a oportunidade de acompanhar várias escolas e de trabalhar com profissionais competentes e comprometidos. É principalmente para estes profissionais que dirijo meu apelo. Sei do comprometimento de cada um e como encaram de forma determinada os desafios da nossa educação.
Creio que adotando esta postura a escola faz seu dever de casa. Fiquem a vontade para utilizar meu blog e divulgá-lo na comunidade escolar. Aproveitem para apresentar aos Pais a sala de informática da escola e esclarecer os objetivos da utilização das novas tecnologias na educação.
Abraços a todos. Fiquem com Deus.

11 comentários:

Unknown disse...

Nilma, a cada dia tenho mais certeza de que vc é "Poliana" mesmo (sem bincar, como a gente brincava nos bons tempos de NTE, lembra?). Vc sabe, com grande sabedoria, fazer o "jogo do contente" e isto é o que faz de vc "a Nilma". Neste artigo, vc, apesar de afastada do trabalho, está fazendo seu trabalho, seu dever de casa, como vc mesma menciona. Vc está usando a tecnologia para contribuir para que as pessoas tenham uma vida mais saudável e esclarecedora. Parabéns pela sua força, pelo seu jeitinho doce e pela sua maneira de ver sempre o lado bom de tudo o que acontece, viu Poliana?. Te adoro, miga! Bjs de Janice

Ana Heto disse...

Muito interessante o seu blog! Você tem razão quando fala do papel da escola na campanha. Especialmente quem já passou pelo problema tem a noção da importância dessa atitude!

Áurea disse...

Ver sempre o lado bom, ter um gesto de carinho e uma palavra amiga na ponta da língua...Não é exatamente para isso que viemos ao mundo: ajudar-nos uns aos outros!
Tenho o maior orgulho do mundo de dizer: é isso aí, minha irmã, não pare, continue sempre assim: linda, forte, carinhosa...Te amo muito!

Unknown disse...

Isso mesmo mãe, é bom divulgar a sua situação pára poder ajudar as pessoas que estão enfrentando o mesmo problema que você! a escola tem mesmo um papel super importante!
Você é uma vencedora, apesar de estar passando por dificuldades sempre arruma um tempinho pra ajudar os outros! Te amo mãe!

Ros@ M@len@ disse...

"Fé é o pássaro que sente a luz e canta quando a madrugada é ainda escura." (Rabindranath Tagore)

Logo, logo vc vai acabar com esta licença e vir nos ensinar mais um pouquinho em nossos cursos. Fique com Deus.
Rosa Malena - Abre Campo

Ana Célia Gomes Leite Cota de Freitas disse...

Nilma, parabéns pelo blog. A Escola tem mesmo o papel de formar e informar seus alunos com os mais variados assuntos, principalmente a respeito da saúde,há várias situações que muitos alunos vivem ou viveram dentro da própria casa com parentes. Um abraço.Ana Célia.

Elzinha disse...

Nilma, cada dia mais sinto orgulho de ser sua irmã. Admiro a sua força, a sua ciragem. Você é um exemplo de vida. Como sou a caçulinha peço a DEUS para ser como "vocês" quando crescer. rrrsss...Brincadeirinha...Amo você demais! Parabéns!...

Andréa Ribeiro disse...

É nossa missão: educar, esclarecer, divulgar, acompanhar, dar a mão... caminhar. Que Deus abençõe vc em sua caminhada. Parabéns pelo blog.

sexualidade disse...

aki em Rio Casca tinhamos uma atividade educativa onde as mulheres antes de marcarem o preventivo assistia um dvd sobre saúde da mulher e assistiam uma palestra sobre auto-estima dada por mim,pena que não foi pra frente. O seu depoimento nos dar força para podermos nos unir mais e mais o setido maravilhoso de ser MULHER, sua força criou uma forte corrente nós mulheres, família estamos com você. Beijão de montão.Te adoro

Marilda - Química disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marilda - Química disse...

Olá Nilma,parabéns pelo blog!
Fiquei triste ao saber que estava com problemas de saúde, mas tenho certeza que DEUS irá te curar, pois vc é uma pessoa forte,perseverante,otimista...
Achei interessante a sua atitude em levar esclarecimento aos leitores e encorajá-los a tomar atitudes que irão mudar suas vidas.
Fique com DEUS e acredite ele irá proporcionar muita alegria em sua vida, "pois quem acredita sempre alcança".
Te adoro!BJos de Marilda